Treinamento Operacional para Condutores no TRC
O que se aplica neste treinamento. Segurança em espaços reservados para executar as manutenções dos equipamentos; seus riscos devido aos maquinários, barulho, fagulhas, valetas, pó e produtos químicos, Check list técnico e seus benefícios para o condutor e proprietários, Análise de possíveis falhas via painel de instrumentos e retrovisores, sistema de freios e seus componentes, intervenção em peças não autorizadas (cuicas de freios de dupla ação), pressão de ar comprimido ideal para operar um conjunto em segurança, Restrições de uso da válvula do freio manete para reduzir velocidades, riscos de acidentes e danos ao conjunto quando utilizada de forma irregular e constante.
Índice de desgastes de lonas de freios, tambores e limites de utilização, com ênfase do modo correto de regulagens, análise dos itens agregados ao conjunto de freios, Indícios dos motivos de acidentes ocorridos no país devido a falta de freios e manutenção inadequada, Alinhamento entre o trem de força (motor, caixa de câmbio e eixo traseiro) para a obtenção de um melhor aproveitamento energético do combustível.
Pneus e os devidos cuidados para evitar perdas prematuras por falta de calibragem, desgastes irregulares, frenagens bruscas e falta de manutenção do sistema pneumático que podem terminar em acidentes, meios de conservação, limites de uso e prazo de validade, consequências oriundas do mal uso.
Sistema de direção, filtros, suspenção (molas, eixos, balanças, suportes, cubos, rolamentos, vazamentos, lubrificação, iluminação), embreagens, válvula termostática, injeção de combustível, turbinas (funcionamento e meios de conservação e identificação de problemas), Filtros de ar; análise de saturação e momento de troca.
Verificação dos níveis de lubrificantes em todos os componentes onde se usa lubrificante líquido, ponto de reposição e troca, Sistema de refrigeração de carga em carretas frigorificas, interpretação de problemas de funcionamento, temperatura interna, manutenção, abastecimento e check list, Motivos da proibição de entrada de empilhadeiras em carretas frigorificas, componentes do assoalho, limites de peso concentrado, Estética do condutor e equipamento no quesito limpeza, aparência, apresentação, meios de comunicação com terceiros e colegas de trabalho, Análise do gráfico torque x potência e os motivos para não exceder as curvas de melhor aproveitamento da força disponível aliada a economia de combustível, Cálculo de média de combustível para auxiliar os responsáveis operacionais quanto a melhor opção de ponto de abastecimento com atenção para a qualidade, preço e segurança, Giro de segurança a cada parada e ou início de jornada para identificar obstáculos no entorno do conjunto, indícios de quebras ou danos provocados durante o percurso.
Prova teórica para avalizar o índice de aproveitamento do condutor em relação ao conteúdo apresentado.
Ementa. A metodologia aplicada neste treinamento é fundamentada em estudos acadêmicos e conhecimentos adquiridos ao longo de decadas de atuação no segmento de transporte de cargas rodoviárias, que inspiraram o desenvolvimento de métodos próprios. Isto é, o estudo dos caminhos para se chegar a um determinado fim em benefício de todos. Além de ser um curso que aborda conceitos atulizados e de facil entendimento para os profissionais e interessados pela arte.
Duração: 8 horas de treinamento. (Presencial – In company)
Instrutor: Dúlio Alves de Andrade - Diretor da DAA Consultoria e Treinamentos